quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

É possível.

Nesses dias de idas e vindas, andei pensando sobre nossas reais necessidades e, principalmente em como elas afetam a nossas vidas e a vida de todos. Não é de hoje que eu pelo menos tomo atitudes que acredito me fazerem bem, que ajudam o planeta e que principalmente é uma questão de mudança de hábito, ou seja: costume. Aqui vão algumas coisinhas que, se eu consigo, qualquer um pode conseguir. Qua tal se nos comentários todos colocássemos um pouco do que fazemos para melhorar nossas vidas?

- Carro: Adoro dirigir e quem me conhece sabe disso, mas, sejamos coerentes que em uma cidade como São Paulo, não é posível dirigir graças ao número de carros nas ruas. Sim, a questão do combustivel melhorou significativamente nas últimas décadas, mas, sejamos francos: há mesmo necessidade de tirar o carro de casa para ir a um lugar no seu próprio bairro? Há mesmo necessidade de colocar mais um carro nas ruas, atrapalhando mais ainda o transito e contribuindo para a poluição sendo que o destino tem metrô na porta ou fácil acesso de ônibus? Não tem como rachar uma carona? Acredite em mim: andar faz bem para você e para o planeta. Experimente! Afinal, convenhamos que andar sozinho em um carro para cinco pessoas é até falta de noção, né?

- Sacolinhas de supermercado: Sim, elas são práticas, mas, não é necessário mais que uma para carregar até 6 kilos, portanto, vamos parar de usar duas para carregar um refrigerante de dois litros, ok? A sacolinha plástica é um dos maiores poluidores do mundo. Que tal aderir às sacolas sustentáveis? Tem umas ótimas que você pode guardar na sua bolsa e utilizá-las sempre que necessário. Eu tenho feito isso e vejo que cada vez que no supermercado ou na padaria eu recuso a sacolinha plástica, algumas pessoas por ali seguem o exemplo. Tire seu velho carrinho de feira do armário e boas compras!

- Banho de Banheira e Escovação no copinho: Desde pequena aprendi a não deixar a torneira aberta na hora de escovar os dentes. Hoje, voltei á época do meu avô. É muito simples: deixe um copo de água pela metade ao lado da pia. Molhe a escova no próprio copo e utilize essa água toda vez que for molhar a escova. Ao bochechar, jogue a água usada e re-enchao copo com água limpa. É mais do que suficiente para uma excelente escovação gastando nem 1/10 da água que você gastaria. No banho, a mesma coisa. Se vai demorar, se quer relaxar, use a banheira. Tome a famosa 'ducha' para tirar a sujeira e lavar os cabelos, assim, você pode ficar o tempo que quiser em águas paradas sem risco de continuar 'sujinho'. Assim gasta-se muitissimo menos.

- Reutilize: A reutilização pode ser desde um tenis que você descartaria porque está furado, até o pote de margarina. Lembre-se que existem profissionais como o sapateiro, que deixa seu tênis novo, por um preço muito mais barato que um novo. Por mais que em restaurantes isso seja proibido, na sua casa, você pode ao acabar a margarina, por exemplo, ferver o pote e utilizá-lo como 'tapeware'. Não se preocupe com o lixo acumulado daquelas sacolinhas que você deixou de pegar no supermercado, aposto que você recebe malas-direta e revistas que vem embaladas em sacos plásticos. Sim, aqueles pequenos. São excelentes para o lixo 'molhado' e lixo de banheiro. Nada além disso. O resto pode ser jogado diretamente no lixo central do seu prédio. Envelopes podem ser reaproveitados assim como as propagandas que utilizam apenas a frente do papel. Vai que você não precisa de um bloquinho de notas ao lado do telefone?

- Imprima apenas o necessário: Se é apenas um numero, anote. Não imprima uma folha inteira...

Não que eu seja a dona da verdade, mas com essas atitudes, além de tudo, resguardo meu bolso: com o carro em casa economizo cerca de R$ 50,00 semanais só com o combustível básico; sem pedir sacolinhas, o Pão de Açúcar me devolve R$ 0,10; o consumo de água caiu pela metade, cerca de R$ 40,00 no mês; não compro mais tapewares e levo lanche de casa que, além de mais barato, poupa descartáveis; não imprimindo economizo nas folhas (gastava cerca de um pacote por mês, R$ 12,00, hoje o mesmo já dura uns cinco meses), na tinta da impressora (antes iam dois cartuchos por dois meses, os de hoje já estão desde outubro de 2009, cada cartucho custa cerca de R$ 50,00); meus tênis reformados custaram R$ 30,00 cada par, se eu fosse comprar novos, lá se iam R$ 300,00...

Com o que economizo, entro no site www.reciclecarbono.com.br que é uma empresa de verdade e séria e neutralizo minha emissões por menos de R$ 25,00 no mês. E isso ainda é abatido do imposto de renda!

Pessoal, vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário