segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

La Argentina...

Mais um post sobre nuestros hermanos. É que desde que voltei de lá estou lendo um livro muito bom. Acho que vale a pena comentar porque mostra bem como somos parecidos e como todos os países da América Latina, na verdade, são uma unidade.
'Radiografia de mi pais - La Argentina que me duele' de Oscar Rodriguez Oro, é uma autobiografia de um homem de 58 anos que viveu todas as Argentinas. Das glórias Peronistas e Evitistas, da derrocada, da 'volta por cima' Peronista, da queda de Isabellita, da Ditadura, do Milagre e de hoje, da miséria. Sua história poderia ser a de qualquer brasileiro na faixa etárea do meu pai, por exemplo (60 anos).
Suas recordações e histórias são muito parecidas e Oscar tem a vantagem de em sua vida poder ser identificado com qualquer classe social, pois, foi do berço esplendido à migração e fome, até a high society política, intelectual e social, passando por sorte e muito trabalho seu e de sua família.
Hoje ele é um dos maiores radialistas, de mais ibope, no país.
Aproveito o post para lembrar do lançamento da nova biografia do Gabriel Garcia Marques - 'O Escritor e o Ditador'. Garcia Marques é um ícone latinoamericano assim como Fidel Castro (o ditador) e o escritor inglês Gerald Martin observou essa 'amizade' do autor de 'Cem anos de solidão', 'O amor nos tempos do cólera' entre tantos outros clássicos.
E também falar do filme 'O Segredo de seus olhos' de Juan Jose Campanella com Ricardo Darín, tantas vezes comentado nesse blog e agora, até que enfim, com estréia no Brasil!
Por hoje é só. Aproveita o serviço aí embaixo:

- Radiografia de mi país.
- O Escritor e o Ditador.
- Salas de 'O Segredo de seus olhos'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário