sexta-feira, 31 de julho de 2009

Volto pra casa sozinha.

Eu moro com um monte de gente. Eu durmo no meu quarto. Sozinha. Eu ando sozinha por aí. Eu também ando acompanhada. Mas nem sempre me sinto sozinha. Só as vezes. Sozinha ou acompanhada. Eu aprendi que a solidão é algo que carrego dentro de mim. Solidão não é ir no cinema sozinha. Solidão não é ir para o Filial sozinha e não encontrar ninguém para compartilhar a mesa e ficar conversando com os garçons para não ficar calada. Solidão talvez seja o som de uma mesa de amigos dando risada. Solidão não é um apartamento enorme e vazio. Solidão talvez seja um apartamento cheio de gente. Uma pessoa chorando sozinha com saudades do silêncio. Solidão não é ninguém te chamar no skype. Solidão é não atenderem teu telefonema. O que eu quero dizer é que há pilhas de romances e poemas sobre a solidão. E isso me dá medo. Eu penso nos velhos em asilos. Abandonados por quem eles nunca deixaram. Existe algum tipo mais cruel de solidão? Não estou rogando praga. É só um segredo. E agora você sabe. Saber é solitário. É um tipo de solidão. Não é você ser mandado para um país distante e sim, você ter consciência de opção mais adequada.Não é a chuva de granizo que caiu terça feira. É a eterna garôa que não cessa. A solidão não se parece com a morte. A solidão talvez seja aquele operador da bolsa de valores vociferando em meio a um monte de gente. A solidão é um show de rock com as amigas onde a gordinha inteligente vai embora dirigindo seu carro sozinha enquanto a amiga linda pega um táxi com o guitarrista da banda. A solidão não é o bêbado da esquina que fala sozinho. A solidão é de quem fica assistindo a este espetáculo. A solidão é o cotidiano, é a rotina. A solidão é a passagem das horas. A solidão não é um jazz à meia luz. A solidão é o axé que acompanha um trio elétrico no carnaval. A solidão é uma bússola. Pode-se ter o norte. E pode durar pra sempre. Quando eu achar que não pode mais ser assim, eu compro um Labrador.

Texto baseado em obra de Mário Bortolotto.
Claro que tem videozinho de música. E claro que vocês sabem qual é...

Um comentário: