domingo, 30 de maio de 2010

O quarteto fantástico de *NYC*


Como não podia deixar de ser toda a população feminina e gay vai conferir 'Sex And The City 2' mais cedo ou mais tarde. Da minha prima de 12 anos à uma senhora na casa dos 80 que estava sentada ao meu lado na platéia do Unibanco Arteplex no Frei Caneca (ou Frei Boneca, ou Gay Caneca, ou ainda Gay Boneca). Aliás não haveria local mais providencial para assistir ao filme, primeiro porque eu pago meia entrada com Itaucard (sem querer fazer propaganda) segundo porque o filme começa com a cena do casamento de Stanford (o melhor-amigo gay de Carrie) com Anthony (o melhor-amigo gay de Charlotte).
A melhor cena do filme no entanto acontece logo no inicio: uma impagável Liza Minelli rouba a cena cantando e dançando 'All the Single Ladies' tal qual Beyoncèe. A cena é grandiosa, além de ser um casamento. Fosse eu a diretora, utlizaria essa cena no final. Última cena. Casamento e música para todo mundo sair dançando.
Já no 'Sex And the City - O Filme (1)' a trilha sonora é muito boa. Neste começa com 'Empire State of Mind' do Jay-Z e Alicia Keys, atual hino nova iorquino, está para a Big Apple como 'Sampa' do Caetano Veloso está para nós, paulistanos. Outra que chama a atenção é 'I am womam!' canatada pelas personagens em um karaokê em Abhu Dabhi (sim, elas vão parar lá e não é forçação de barra não). É obvio o motivo pelo qual a musica foi colocada, ela é outro hino dessa vez à proteção da 'voz' feminina, dos direitos da mulher.
O filme é cheio de referências e tem uma preocupação em mostrar essa questão de 'ter a voz'. No momento que 'I am womam' é interpretada, a personagem assexuada workaholic Miranda acaba de pedir demissão de seu emprego e o motivo principal é seu chefe não deixá-la expressar suas idéia e pontos de vista. De querer mantê-la calada. Em outros momentos isso é debatido também e chegam inclusive ao comentário de que os homens acham muito bonito uma mulher que trabalha e vai a luta, mas, as funções domésticas e os filhos são responsabilidades delas também. Não dá para dividir. E a gente sabe que em 95% das vezes é isso mesmo que acaba acontecendo.
O filme é sim uma comédia, é romântico e é inteligente. Samantha está engraçadíssima entrando na menopausa, Carrie começa a questionar tudo que sempre quis (o que praticamente se resume a Mr. Big), assim como Charlotte (casa com filhos e marido) e Miranda (uma super carreira profissional).
Pena as traduções e legendas serem tão precárias, pois perdem-se algumas piadas. A melhor:
Charlotte pergunta para Carrie se existe alguma lei (law em inglês) que mande sua babá usar sutiã (pois a jovem tem arrancado olhares dos maridos). Carrie responde que há uma lei (law) a Jude. Jude Law.
Para quem acompanhou o caso do astro com a babá de seus filhos, entende.
Vale cada marofinha!

Assita esse vídeo para sacar a música 'I am womam'.



2 comentários:

  1. fantástico...mudou minha noite...
    faltou colocar o vídeo de 'Empire State of Mind' ...super hiper mega empolgante!!!my new song!!I love u!beijos

    ResponderExcluir