sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O que aconteceu com a Argentina?

Señoras e Señores, los presento: 2010!!!

Com essa introdução 'portunholesca' começo os posts do último ano da década. Declaro aqui que a Argentina está como meu 'espanhol': mais pra lá do que pra cá! Coincidência ou não, assim como Havana que já foi chamada de 'Paris do Caribe', a Argentina já foi chamada de 'Europa da América do Sul'. Que mãe da nossa geração não achava chiquééérrimo ir às compras na Calle Florida e esquiar em Bariloche?

Infelizmente, nuestro hermano não é mais o mesmo! O que aconteceu? A resposta é simples: corrupção e crise. Basicamente.

Hoje, caminhar pelas ruas de Buenos Aires nem de longe lembra Paris ou Madrid. Aliás, está muito mais para Havana (mas lá, há comida para todos, hospitais, habitação mesmo que em péssimo estado de conservação e, escolas). Caminhar na Avenida de Mayo é tropeçar em lixo e tapar o nariz para o mau cheiro. Uma pena.

Assim como o centro de cidades como o Rio de Janeiro ou São Paulo, a beleza está em saber olhar a arquitetura e a história do lugar e não mais no deslumbramento de primeiro-mundo que um dia já nos proporcionou. Claro que há sempre aquelas pessoas da seita: 'antes pobre na Europa que rico no Brasil' que acham o máximo estar fora do país, afinal, tudo que vem do exterior é melhor.

A cena mais engraçada que presenciei foi na loja Zara da Calle Florida. Em busca dos tais descontos que dizem ser imperdíveis, eu e Carol pechinchamos um shortinho que era o único que valia a pena por preço e produto. Mesmo sendo 'Made in Brazil'. De resto, fazendo a conversão (o que seria errado economicamente falando, mas, nesse caso é o correto pois trata-se de economia no bolso e não de investimento), tudo muito caro.

Eis que chega o marido falando em português, brasileiro, claro, como metade da população de Buenos Aires nessa virada de ano. Estava mais barato ir para lá do que para o litoral norte de SP.

- Vou levar essas cinco. (Todas 'Made in Brazil' com preços se convertidos caríssimos. Na mesma loja aqui no Brasil custa muito menos)

Nesse momento um segundo casal surge, também falando em português. A mulher diz:

- Não acredito! Vocês por aqui? E aí? Comprando muito? Aproveitando os descontos??

Gente, perai, eu nunca fui a melhor aluna, muito menos de matemática, mas, é uma questão de contas simples. Operações básicas para descobrir que a Argentina está caríssima! Não é uma questão de ter ou não dinheiro, é uma questão de ser ou não inteligente! É o mesmo produto!

Com o desenrolar da conversa entre os casais, percebi que são pessoas que tem bons cargos nos seus empregos, devem ganhar relativamente bem, mas, não lêem um só livro, não entraram em um só museu. Ok, cada um do seu jeito, afinal, eu não pude comprar futilidades que até gostaria porque além de ter sido roubada (com direito a levarem minha câmera e tudo), gastei o que tinha em livros, cds e dvds. O que para eles, com certeza, não tem a mínima serventia e isso, não é certo, nem errado.

Mas que tá tudo caro, tá! E que tá tudo detonado, tá também! E aos poucos vou soltando videozinhos e fotinhas.

Feliz 2010!

2 comentários:

  1. Aeee ateh que enfim!Estava anciosa por este post!!!Simplesmente perfeito!!!!
    E apesar dos pesares foi sensacionallll!!!!!
    Valeu senhorita pêrrego!!!!

    ResponderExcluir
  2. Amore, depender de mim, até o fim do ano você está lendo Guimarães Rosa!

    ResponderExcluir