domingo, 17 de janeiro de 2010

Fritas acompanha?

Uma das tarefas árduas em Buenos Aires é conseguir um bom serviço. Digo, ser bem atendido nos bares e restaurantes da cidade. Funciona mais ou menos assim: você chega no local, você arruma uma mesa para si próprio e espera. E espera. E espera. E uns dez minutos depois você ainda está esperando. Então, você faz um aceno. Lá pelo terceiro alguém na maioria das vezes com pressa e sem sorrisos ou paciência vai até sua mesa. Seja rápido!
O único lugar que realmente nos sentimos em São Paulo no quesito bom atendimento, por coincidência foi também a melhor refeição: El Palácio de la Papa Frita, localizado na Rua Lavalle próximo ao obelisco (tem outro endereço na mesma rua também). Com garçons limpos, simpáticos e da velha guarda.

Fachada do El Palácio de La Papa Frita

Minha mãe sempre disse que para saber se um lugar tem comida boa, é só observar se há idosos e crianças. O restaurante me foi indicado por uma amiga que frequentava o lugar quando era pequena, na compania dos pais. Dito e feito. O clássico bom, bonito e barato. O carro-chefe da casa são batatas fritas tipo 'chips' que ficam infladas como se estivessesm cheias de ar. O segredo está em colocá-la congelada sob óleo a 180 graus num processo instantâneo de põe e tira.
O principal acompanhamento é o ternero à milanesa. Para nós paulistanos, ternero é conhecido como novilho, ou seja, o boi jovem (na Argentina era muito comum a prática da 'Novilhada', uma espécie de 'Tourada' local. O famoso tango 'Por Una Cabeza', de Carlos Gardel fala sobre o assunto). Assim a carne está mais macia do que nunca. O melhor de tudo é que o prato precedido de uma cesta de pãezinhos e bolachinhas, acompanhado por uma 'gaseosa' (refrigerante) e um 'postre' (sobremesa) sai por 27 pesos, ou seja, cerca de R$ 13,50.
Vale ressaltar que a quantidade que vem no prato é tamanha que o que sobrou fizemos a famosa 'quentinha' e levamos. Nos nutriu pelos próximos dois dias, bem conservado em geladeira.


Fachada da Confiteria La Ideal

Outros lugares 'das antigas' onde o atendimento não é igual, mas é 'ok', são a Confiteria La Ideal, o Café Tortoni e, O Sanjuanino. No primeiro, Madona viveu Evita, pois trata-se da Confiteria mais antiga da cidade. Uma espécie de Confeitaria Colombo decadente. Bem decadente. Mas pareceu limpa, embora o garçom, um senhor de uns 70 anos, tenha nos atendido mastigando algo e com o uniforme desgrenhado. Uma boa empanada. É um local tradicional entre os porteños.


Fachada do Café Tortoni

O Café Tortoni poderia também ser comparado à Confeitaria Colombo, dessa vez pela sua manutenção e boa restauração, mantendo a aura dos tempos de vacas gordas argentinas. Aliás, o reflexo da crise está em todos os lugares: desde os choriços, que enchem de nostalgia os amantes da verdadeira 'parrilla' que hoje em dia tem que ser importada do Uruguai até os famosos churros, tão típicos espanhóis (e consequentemente suas colonias e ex-colonias) e tão mais típicos no Café Tortoni, mas... em falta até março. Tomamos um bom vinho e assistimos um excelente show de tango.


Fachada da Empanada Sanjuanino
Já a Sanjuanino localizado na Recoleta é o restaurante mais antigo da cidade com uma ótima empanada, vale a visita. O local parece com aquelas antigas 'tabernas' e os frequentadores parecem ter a mesma idade que o local. Aliás, é bem próximo da embaixada do Brasil. Chique, viu.


Conclusão: Se nossos hermanos quiserem sair dessa crise seria interessante aprender a tratar bem principalmente os turistas. São Paulo entendeu isso e hoje é reconhecido como um dos lugares de melhores serviços no mundo. Até os Estados Unidos já estão tratando os clientes mil vezes melhor do que antes da crise. E aí? Bora reagir?

Vá lá:

- Sanjuanino (Empanadas): Posadas, 1515 - Recoleta (casi con Callao) - Ciudad Autónoma de Buenos Aires
- Palácio de Las Papas Fritas (Refeições): Lavalle, 735 (Carlos Pelegrini) - Ciudad Autónoma de Buenos Aires
- Café Tortoni (Confeitaria e Tango): Avenida de Mayo, 825 - Ciudad Autónoma de Buenos Aires
- Confiteria La Ideal (Confeitaria): Suipacha, 380 - Ciudad Autónoma de Buenos Aires


Ouça: 'Por Una Cabeza' com Carlos Gardel.

2 comentários:

  1. Bem colocado, Lalá. Realmente, esses quatro foram o melhor atendimento! Além de a melhor refeição (El Palacio de Las Papa Frita) a melhor empanada (El Sanjuanino) etc...

    ResponderExcluir
  2. dicas perfeitas!!faltou só falar do melhor petisco regado a um bom vinho com um ambiente mega agradável,tudo por 30 pesos: puerta uno!!
    bjos

    ResponderExcluir