sábado, 26 de setembro de 2009

FESTIVAL DO RIO 2009 - SALVE GERAL






And the winner is not ....

‘Salve Geral’ de Sergio Rezende é o candidato do Brasil a uma vaga no Oscar 2010 como melhor filme estrangeiro.
Primeiramente vamos deixar claro que o indicado é um bom filme. Como história não surpreende, o enredo é mais do que conhecido: filho vacilão e rebelde mãe iludida e super-protetora fazendo de tudo e mais um pouco para livrar a cara do seu ‘gracinha’. Esse cenário cadeia e meu filho é santo já foi mais do que exibido e falado. ‘Carandiru’ de Hector Babenco que se passa dentro de um presídio, ‘Ônibus 174’ que é mais um dos de ‘mães de bandido’.
A própria Andréa Beltrão recentemente protagonizou ‘Verônica’, um blockbuster de 2ª categoria onde vivia uma professora da rede publica de ensino, sem marido ou filhos que ‘adota’ involuntariamente um garoto cuja família foi chacinada e a quem ela deve proteger. Em ‘Salve Geral’, Andréa á Lucia, uma viúva que perdeu sua pensão e viu seu padrão de vida despencar. Não bastasse isso, seu filho Rafa (Lee Taylor) se mete em ‘rachas’ e acaba por assassinar um homem que o ameaçou. Lúcia que agora é moradora de subúrbio não acredita que o filho seja culpado e mesmo depois de provado ela tenta por diversas maneiras achar justificativas e acaba por se meter no crime pesado.
Quem a leva para esse universo é o personagem da mais que excelente Denise Weinberg, a Dra. Wanda. Cafona, brega, barraqueira, sem caráter, baixo nível geral, essa Re Bordosa da vida real surpreende por quem a interpreta. É sabido que Weinberg tem ampla e premiada carreira teatral tendo pertencido por anos ao Grupo Tapa (um dos mais importantes grupos de teatro) e por ter sempre interpretado mulheres fortes, tradicionais independente da classe social. Seus personagens típicos poderiam ser resumidos em ‘Tio Vânia’ de Anton Tchekov dirigido por Sergio Brito, a Sra. Amália Matarazzo da minissérie global ‘Maysa’ e Estela do filme de Walter Salles e Daniela Thomas ‘Linha de Passe’. Ao que consta, a atriz foi buscar em Plínio Marcos a Neusa Sueli que interpretou com Eduardo Tolentino no ‘Navalha na Carne’ na década de 1980.
A Ruiva, como a personagem é conhecida no ‘metiê carcerário’, é a porta voz e agitadora principal do ‘Salve’ que parou São Paulo numa segunda feira às 16 horas da tarde d 2006, por puro pânico, graças ao PCC, facção política que nasceu e cresceu na cadeia paulista. Em seu núcleo atua a nata do teatro paulista como Bruno Perillo (do Grupo Folias D´Arte) no papel de ‘Professor’ e Guilherme Sant´Ana (do Grupo Tapa) como ‘Pedrão’. O elenco é o maior mérito do filme.
Como obra de arte diz pouco. Efeitos mirabolantes e inovadores? Não. Montagem inovadora, cortes diferentes e tomadas experimentais ou dignas de premio de fotografia? Não também. Produção difícil e impecável? Difícil não. Com cenários reais a dificuldade passa a ter um caráter mais burocrático do que realista. Impecável sim, nada saiu do contexto. Um roteiro excelente? Um roteiro inteligente e detalhista quanto aos personagens e muito bem costurado.
Vale Oscar?
E para que vale o Oscar?
E para que vale enviar ao Oscar um filme que não vai lhes agradar?
Felizmente para muitos, mas infelizmente também para muitos, o filme não vai estar nem no páreo. Não faz o estilo.
Também dirigido por Sergio Rezende em 1997, ‘Canudos’ estaria mais de acordo com a estatueta, pois trata de um regionalismo brasileiro. Algo pelo qual o Brasil é conhecido lá fora: miséria, nordeste, paisagens paradisíacas de florestas ou praias e, favela. ‘Salve Geral’ é São Paulo. É um mar de prédios cinza, classe media, sudeste... podia ser um pais europeu facilmente. Estamos oferecendo nossa melhor carne de vaca aos indianos.
It´s not the winner....


Para marofar:

Para ver Sérgio Rezende:
- 'Canudos' de Sérgio Rezende, com Marieta Severo, José Wilker e Claudia Abreu. Brasil, 1997.
- 'Mauá,o Imperador e o Rei', com Paulo Betti e Malu Mader. Brasil,1999.
- 'Zuzu Angel', com Patrícia Pillar e Daniel de Oliveira. Brasil, 2006.
- 'Lamarca' com Paulo Betti e Carla Camuratti. Brasil, 1994.

Para assistir assim que tiver oportunidade:
- Grupo Tapa
- Grupo Folias D´Arte

Para pensar:
-Ataques do PCC em São Paulo

Filmes brasileiros indicados à Oscar:
- Listagem completa

Serviço:
'Salve Geral', Direção:Sérgio Rezende, Roteiro: Sérgio Rezende, Elenco: Andréa Beltrão, Denise Weinberg, Lee Thalor, Guilherme Sant´Ana, Eucir de Souza, Bruno Perillo, Cris Couto, outros.
Drama - Brasil - 119 min. - 2009.

Representante do Brasil para indicação ao Oscar 2010.

Classificação SantaMarofa: uma marofinha só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário