quinta-feira, 22 de outubro de 2009

33a. MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO (2009) - ABERTURA COM KEN LOACH

" O melhor lance da minha vida, não foi um gol. Foi um passe."
Eric Cantona - ex jogador de futebol do United Manchester.

A frase que pode ter sido dita a toa por um jogador ao relembrar seus melhores momentos, soa bastante filosófica. Ninguém marca 'gols' sem uma excelente equipe dando retaguarda. Tem muita gente que deveria entender isso. Muito figurão (ou nem figurão, mas, que se acha o tal) no fundo sabe que, sem aquele funcionário que ele 'pisa' todo dia não conseguiria nada.
A grandeza dessa frase dita por um que é considerado dos maiores do mundo e um dos responsáveis pelo renascimento do Manchester, time de futebol inglês de 'ponta', é que humaniza os que colocamos no pedestal. Os que ali se põe por conta própria tapam os ouvidos e os olhos para seu redor. Tomara que não percebam quando este estiver deserto.
Foi com essa frase que Renata de Almeida ao lado de Leon Cakof abriram a mostra desse ano hoje a noite no Auditório Ibirapuera (pela metade). Irônico no mínimo. Embora tentem passar esse ar informal, bacana e descontraido, é de fama nacional a antipatia e falta de respeito e educação dos curadores que refletem nos poucos funcionários que conseguem fazer carreira com o casal. Sim, porque haja estômago, haja baixa estima, haja que haja para suportar.
Com o passar dos anos e há alguns acompanho as mostras, percebo que a Mostra vem decaindo. Percebo alguns detalhes importantes para esse acontecimento e o primeiro já citei, a tal antipatia. Em segundo lugar acredito que a Mostra se perdeu quando virou 'monstra', ou seja, quando quis ir para shoppings centers onde o público é outro e tentou se comercializar, o que não é seu forte. A Mostra de São Paulo é quase cult. O Rio é que é Rio market. E eis um terceiro motivo importante: o Festival do Rio. Acontecendo poucas semanas antes, o evento focado assumidamente em mercado de cinema mundial, traz excelentes novidades. Embora alguns digam que não tem nada a ver uma coisa com outra, que são propostas completamente diferentes, acredito que, tendo como exemplo esse ano de 2009, a Mostra estaria muito mais badalada se tivesse estréia de Quentin Tarantino (que deu bolo no Rio mas, estreou com grande sucesso de público e crítica e está em cartaz), se tivesse estréia de Almodovar (mesmo não sendo mais 'aquele' Almodovar, estréia é sempre estréia e Almodovar é sempre Almodovar), se tivesse Werner Herzog, se tivesse Agnes Várda, se tivesse Juan Jose Campanella, com certeza o burburinho estaria a toda.
O último e importante detalhe, faço uma sátira à frase já citada: o importante é o 'repasse'. Sim galera, a crise pegou legal. Há alguns anos que durante a produção corre o suspense se vai mesmo acontecer a Mostra ou não. Mesmo com patrocinadores como Petrobrás (pra variar o representante da Petrobras falou de Pré-Sal!), Itau-Unibanco, Prefeitura de São Paulo (este ano não foram nem prefeito e nem governador do Estado abrir a mostra) e Sesc, a Mostra diminuiu (a males que vem para bem), mas, não terá o clube da Mostra (espaço de debates e palestras). É como se no festival do Rio não houvesse a Central.
O filme exibido foi 'Looking for Eric' ou em português 'Procurando Eric'. É a história de um sujeito que sem perceber, optou por ser um 'loser'. Ken Loach consegue um filme romântico, de ação, de suspense, um drama e uma comédia de humor negro (bem inglês) tudo ao mesmo tempo. Mas é um filme de moral. É um filme que como mais uma vez diz Cantona, o grande idolo e amigo-imaginário de Eric, 'você tem mais opções do que pensa e uma delas pode te servir'.
São hilárias as cenas dos amigos de Eric quando resolvem se unir para ajudá-lo, seja a colocar ordem em casa, seja para dar uma 'coça' em quem o atormenta. Realmente a força de organização e de companheirismo dos carteiros é impressionante. Não estou me referindo à greve recente dos Correios, mas a esses amigos de Eric, todos carteiros como ele.
Me fez crer também que não podemos negar nossas origens: o país do futebol é REALmente a terra de Elisabeth. Não podemos esquecer que quem nos apresentou foi Charles Miller e que Sport Club Corinthians Paulista faz menção ao Corinthians Football Club de lá.
Algo me chamou atenção muito forte durante a exibição, como não acontecia há anos: a abertura feita pelos irmão grafiteiros Otávio e Gustavo, os Gêmeos é uma das mais lindas que a Mostra já teve. Eu consigo me lembrar de outra que gostava muito, feita por Amos Gitai, que era um elefante que soltava uns caracóis coloridos com uma musiquinha meio de parque de diversões. Piada interna, dizíamos que era o Elefantinho LSD.
Vale a pena acompanhar a mostra. Sugestão: programe-se sempre nas salas perto da Paulista, assim você corre de uma para outra sem perder nada.
Serviço:
'Looking for Eric', direção Ken Loach, com Eric Cantona e Steven Evets, Inglaterra - 2009 (116 min) - Estréia 11 de dezembro.

Veja aqui a abertura de 2004 da 28a. Mostra

Nenhum comentário:

Postar um comentário