segunda-feira, 12 de outubro de 2009

AOS VENCEDORES AS BATATAS!

Ainda faltam alguns posts para escrever sobre filmes vistos no Festival do Rio 2009. Alguns inclusive que são imperdíveis como o do Werner Herzog, mas, parece que temos vencedores (?). Não poderia deixar de divulgar e comentar os que conheço:
-Melhor Longa Metragem de Ficção: "Os Famosos e os Duendes da Morte"
Sinceramente não sei onde os jurados estavam com a cabeça. O filme é ruim.
Afinal, o Festival do Rio é prêmio de incentivo ou é a Cannes brasileira (como acredito que seja)? Esmir Filho tem bom gosto, o filme tem boa fotografia, atores que variam de muito bons a muito ruins (aquele casal de velhinhos que faz os avós não dá...). Produção sem comentários pois estamos falando de Sara Silveira, aquela que todo cineasta gostaria de cair nas graças. Não dá para dizer que ele perdeu chance, pelo contrário, mas, podemos dizer que um pouco de modéstia (e isso não seria só da parte dele mas também de quem o cerca) não faria mal para entender que não se trata de gênio. Gênio é o cara que faz o que ele faz sem grana. Ele deu sorte e tem uma parcela de talento. Sim, eu disse uma parcela, não acho nada excepcional.
- Melhor Documentário: 'Dzi Croquetes' e 'Reidy, A construção da Utopia'
Não assisti nenhum dos dois. Pouco posso falar, mas, pelos temas (o primeiro sobre um grupo de dança em Ipanema e o segundo sobre o arquiteto responsável pelo aterro do Flamengo no Rio), fiquei interessada. O que para mim mais merecia é o 'Em Quadro' que fala sobre quatro atores negros gabaritadíssimos na arte dramática: Milton Gonçalves, Zezé Motta, Léa Garcia e Ruth de Souza (aplaudida de pé por mais de um minuto!). O pior sem sombra de dúvida foi o 'O pequeno Burguês - Filosofia de Vida' que, por outro lado, pode ser o melhor, uma aula sobre como ter um dos temas mais ricos (Martinho da Vila) e jogá-lo no lixo sem salvar nada!
- Melhor Curta Metragem: 'Olhos de Ressaca'.
De Petra Costa. Não assisti.
- Menção Honrosa Curta-Metragem: 'Sildenafil'
De Clóvis Melo, não vi.
- Melhor ator: Chico Diaz e Luis Carlos Vasconcelos
Ambos do filme 'Sol do Meio Dia' de Eliana Café. Não assisti, mas, gosto dela e deles.
- Melhor Atriz: Nanda Costa.
Pelo filme 'Sonhos Roubados' da Sandra Werneck. Não vi. E olha que tem Dona Marieta no elenco, hein...
- Melhor Atriz Coadjuvante: Cássia Kiss
Bom, Cássia Kiss é sempre Cássia Kiss. Foi ela inclusive quem matou Odete Roitman. E o filme 'Os Inquilinos' é do Bianchi, outro excepcional. Não vi, mas gostei!
- Melhor ator coadjuvante: Gero Camilo
Mais uma vez: Gero Camilo, é Gero Camilo, sempre merecido. Desta vez por 'Hotel Atlântico' da Suzana Amaral. Ai... Eu continuo gostando da Macabéa...
- Melhor Direção: 'Viajo porque preciso, Volto porque te amo'
Não assisti, deixei para ver na Mostra de São Paulo, mas, é um dos filmes mais comentados do ano. Merecidamente, dois diretores que eu gosto muito: Marcelo Gomes e Karin Ainouz.
- Melhor Roteiro: 'Os Inquilinos'
Como disse, ainda não vi, mas se Sérgio Bianchi filmou esse roteiro de Beatriz Bracher, deve ser bom. Merece.
- Melhor Fotografia: 'A paixão segundo B. Schianberg' e 'Viajo porque preciso, Volto porque te amo'
Taí um prêmio que podia ser pro filme do Esmir e ia estar de bom tamanho. Gosto muito do Beto Brandt, diretor do 'A paixão...' e gostei do prêmio também (para Heloísa Passos) porque o filme é todo feito em câmeras de segurança. O que nos faz acreditar que estamos apostando em inovação! Heloísa fotografou também 'Viajo porque preciso....'. Muito bem!
- mehor montagem: 'Tamboro'
- Prêmio especial do Jurí: 'Tamboro'
Montagem de Renato Martins
Merecido por vida e obra de Sérgio Bernardes, quem, quando estava no início da idéia deste documentário, tive a sorte de conhecer e de ver em sua produtora alguns takes fantásticos! Uma das melhores capturas de imagem que já vi!
- Menção Honrosa: Fúlvio Stefanini
Essa ninguém entendeu. É pelo filme ruim, muito ruim, do Marco Ricca.
- Melhor Longa de Ficção no Voto Popular: 'Sonhos Roubados' de Sandra Werneck
- Melhor Curta Metragem de Voto Popular: 'Sildenafil' de Clóvis Melo
- Melhor Documentário de Voto Popular: 'Dzi Croquetes' de Tatiana Issa e Raphael Alvarez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário