sábado, 24 de abril de 2010

Coisas fantásticamente verdes!

Negócio é o seguinte mulherada: cada absorvente descartável utilizado por nós 'naqueles dias' demora cerca de 100 anos para se decompor na natureza. Além do que, são feitos de algodão, cuja plantação utiliza uma série de agrotóxicos totalmente ofensivos à saúde de quem cultiva.
Há uns meses (por isso demorei para publicar isso aqui, estava em fase de testes), descobri a ONG Ipema em Ubatuba que fabrica absorventes ecológicos. Calma! Não é a antiga 'toalhinha'. São sim feitos de pano. Na verdade as 'toalhinhas' ficam envoltas em uma capa também de pano. Eu sei que esse tecido também é feito de algodão, mas, calcule a quantidade de algodão para confeccionar os absorventes que se gasta em apenas um ciclo e o quanto se gasta para a confeccionar os ecológicos que são reutilizáveis.
Sim, reutilizáveis e é aí que está a vantagem. Deve-se deixar um balde d´água sempre a postos. A cada troca você deixa o utilizado de molho (apenas em água) por algumas horas. Depois lave-o normalmente (como se lavaria roupa íntimas) e é isso. Sai tudo, é maravilha, você preserva o planeta!
Há quem diga sobre possíveis infecções e tal, mas, basta ser higiênico que não tem problema nenhum. Segue aqui alguns links de especialistas no assunto falando sobre isso. Eu aprovei!

- Os absorventes ecológicos (Blog Verde)
- O Diário de Pernambuco - Meio Ambiente

E já que estamos verdes....

Sabe aquela sacola 'sustentável' que eu tenho certeza que você tem, mas, muias vezes se esquece de utilizar? Então, mais um incentivo para deixar de usar a sacola plástica é o projeto 'Eu recusei'. Dê um clique a cada recusada!

Eu recuso!

Marofe verde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário