sexta-feira, 2 de abril de 2010

Mas é por causa do calhambeque... (bi-bi)


Que Roberto Carlos é místico todo mundo sabe. Que eu sou fã incondicional dele, também é sabido (pelo menos pelos leitores deste blog). Que eu arrasto meus amigos para shows e eventos dele também é sabido (muitos viram fãs também, afinal, só quem já presenciou a entrada da orquestra RC9 e o locutor anunciando o Rei, entende essa paixão).

O que pouca gente pode ter percebido é o poder premonitório que Ele possui. Só pode ser! Afinal, quando Erasmo Carlos apresentou ao colega ainda, Roberto Carlos, uma versão em português da música 'Road Hog', ninguém imaginou que um rock poderia ser feito em português e muito menos que faria sucesso falando de um 'calhambeque...'.

Pois fez e passados 50 anos do tal calhambeque, além de diversas promoções com réplicas do carrinho (carrão), uma exposição sensacional está montada na Oca no Parque do Ibirapuera em São Paulo para homenagear aquele garoto que perdeu uma perna em um acidente de trem, o filho da D. Laura que nasceu em Cachoeiro do Itapemirim no Espírito Santo e depois de ir em busca de reconhecimento no Rio de Janeiro, em menos de dois anos protagonizava uma reviravolta musical e cultural em nosso pais em plena ditadura militar, levando milhares de adolescentes à loucura nas velhas tardes de domingo no teatro da TV Record, quando ao lado de seu irmão camarada Erasmo Carlos e de sua ternurinha Wanderléia, estourou na Jovem Guarda.

Mas não é por causa dele, foi aquele calhambeque. Aliás, se não fosse aquele calhambeque que parou na contramão, hoje ele não estaria comemorando 50 anos de carreira como o maior nome da musica popular brasileira de todos os tempos.

De que valeria o céu azul e o sol sempre a brilhar se não tivéssemos Roberto Carlos para tornar nossas vidas um pouco mais bregas e românticas, afinal, 'se as cartas de amor são bregas, brega é quem nunca escreveu uma carta de amor' (Carlos Drummond de Andrade). E é isso que ele fez esse tempo todo. Traduziu o intraduzível.

Mas é por causa desse calhambeque....

Bye!


Marofe em ação:


Observe que desde a exposição sobre Bossa Nova no ano passado (2009) a Oca e o Itau tem uma excelente parceria em levar exposições incriveis, populares, inteligentes, interativas e extremamente educativas e de bom gosto por um valor 'até que acessível'. Não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário