segunda-feira, 28 de setembro de 2009

FESTIVAL DO RIO 2009 - O SEGREDO DOS SEUS OLHOS


Escrito nos seu olhos...


"Tente entender não aquilo que as pessoas escondem, mas, o que elas querem mostrar"
Professor B. Schianberg - fictício do livro 'Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios' de Marçal Aquino


"Não existe 'a' justiça, mas existe 'uma' justiça" -
Irene, personagem de Soledad Villamil em 'O segredo de seus olhos' de Juan Jose Campanella.

Tem aqueles filmes que a gente assiste e nem tem o que dizer. Fica mudo. O filme surpreende em tudo. Em tudo aquilo que você achava que não podia mais se surpreender principalmente. Fica entalado na garganta, falta ar. Você não tem o que mais fazer que não aplaudir muito.

'O segredo dos seus olhos' de Juan Jose Campanella começa como mais um filme argentino com Ricardo Darín. Quando o ano de 1974 é citado você pensa que já viu tudo: mais um filme sobre a ditadura argentina, tortura, desaparecimentos, filhos sem pais, injustiças. De todos esses ítens a ditadura faz praticamente uma figuração em não mais de três cenas e o grande protagonista é o último ítem. Os outros não chegam a participar.

Um assassinato brutal. Estupro seguido de homicídio a ponto do estado do corpo da vítima, uma mulher de 23 anos assustar até peritos. Começa então a busca pelo culpado. Imediatamente o caso é arquivado e dado como encerrado, mas, Sandoval (interpretado pelo excelente ator Guilhermo Francella) convence Espósito, seu chefe (Darín) que algo não está certo nisso. Ambos trabalham em uma repartição pública, um tribunal de justiça.

Pela hierarquia Espósito é chefe de Sandoval e subordinado de Irene (a belíssima Soledad Villamil) de quem sempre foi apaixonado não declaradamente, e de quem suspeitava que também tivesse uma leve 'queda' por ele. Também não declarado, afinal ela era noiva. Os dois trabalharam juntos por mais de vinte anos. Nunca tiveram coragem de falar nada. Vinte anos.

Além das reviravoltas na trama até um ponto previsíveis e mais próximo do final surpreendentes, esse filme deixa um gostinho de 'se arrisque'. Não só no amor, mas, na vida. Há um grande e importantíssimo questionamento sobre viver no passado, viver de passado e esperar a vida passar. Espósito é assim, enquanto Irene vive o hoje, vira a pagina para não pensar e vai fazendo sua vida. Ela mesma o acusa de 'lerdo' diversas vezes e nem assim ele toma uma atitude em relação a ela.

Espósito que tem como questão de honra solucionar o assassinato e para isso nada teme, nem mistérios, nem ladrões, nem armas, para se declarar e arriscar-se com aquela que é seu grande amor e objeto de desejo, mesmo ela dando sinais de que pode acontecer, não vai. Sabe aquela música do Vinícius 'Canto de Ossanha'? Aquela que diz: 'o homem que diz vou, não vai (...) vai, vai, vai, vai... não vou (...) vai, vai, vai, vai, viver!". Espósito vive a vida dos outros e é a todo momento lembrado pelo marido da vítima sobre isso.

Campanella, que também dirigiu Darín em 'O Filho da Noiva' e 'Lua Avellaneda' sabe que tem nas suas mãos um dos atores mais charmosos do cinema. A começar pelos seus olhos azuis. Soledad foi dirigida por ele em 'El mismo amor, la misma lluvia' e é dessas pessoas especiais nas artes: transita livremente e magistralmente pela música, pelo teatro, pelo cinema e pela televisão nos papéis de cantora, atriz, produtora e diretora. Daqui alguns anos pode vir a ser a Marília Pera poteña.

Característica marcante dos filmes de Campanella são também a textura, a fotografia e a direção de arte. É algo muito preciso. Muito 'no ponto'. Perfeito para a atmosfera que se cria e para em um momento de clímax encorajar o herói a enfrentar frente a frente o que lhe afligiu por mais de vinte anos.


Para marofar melhor, assista:

- Outros filmes de Juan Jose Campanella: 'O filho da noiva', 'Clube da Lua' - ambos com Darín;
- O filme 'Kamchatka' com Ricardo Darín e Cecília Roth e direção de Marcelo Piñeyro é o único filme com roteiro comparável;
- O filme' Não é você, sou eu' de Juan Tarauto com Soledad Villamil

Ouça:

- Mercedes Sossa - é sempre bom para entender melhor a argentina;

Veja o(s) site(s)


SERVIÇO:

'O segredo de seus olhos' - (El secreto de sus ojos) - Direção: Juan Jose Campanella. Elenco: Ricardo Darín, Soledad Villamil e Guilhermo Francela. 2009. Argentina. Drama. 127 min. Indicado para seleção oficial dos festivais de Toronto e San Sebástian em 2009.

Classificação SantaMarofa: Uma baita marofada com direito à larica!

2 comentários:

  1. Já há previsão de estréia deste filme no Brasil? Não pude assisti-lo no Festival do Rio, infelizmente. Mas, espero, ansiosamente, por sua estréia em circuito comercial.

    ResponderExcluir
  2. Muio Booooom esse filme assisti ele na argentina e espetacular quando vai ser lançado aqui e um misterio mas se for e espereo que seja e altamente recomendavel cenas muito boas como uma belissima cena de um jogo de futebol em um estadio lotado

    ResponderExcluir