domingo, 21 de março de 2010

De bar em bar

Nem sou chegada numa 'birita'. Pelo contrário, sou até bem 'fresca': limpo a boca do copo, a lata de refrigerante ou o gargalo com guardanapo antes de encostar a boca. Passo um papelzinho também nos talheres. Lógico que não é em todo lugar que faço isso, o que é, de minha parte, um master-preconceito. É sabido que muito restaurante grã-fino é bem mais porco que os 'butecos pé-de-chinelo'.
Tenho uma amiga, toda metida a fina, viagens, carros, contatos (isso também torna uma pessoa 'chique') e que diz: 'agoro um boteco, daqueles bem pé-sujo!'. E frequenta uns lugares que eu tenho até medo. Meu fisioterapeuta, também 'fresco' e gay (normalmente gays tem aversão a tudo que é povão), completa minha amiga:'quanto mais sujo melhor'.
Claro, tem aquela clássica do 'o pão na chapa não é o mesmo em casa porque não tem os micróbios...'.
Enfim, fato é que todo mundo tem seu buteco do coração. O meu em São Paulo é o Fufu. Nome carinhoso, só para os intimos, do Skina Grill do Seu Fuad. Figura típica. Personagem do bairro. O terror das velhinhas do baile do Piratininga (pega todas!). Simpático, foi candidato a prefeito pelo PSDB em 1989. O bar é decorado com aquelas fotos do dono do estabelecimento com celebridades 2o. escalão. É limpo. Quer dizer, devido à alta rotatividade não dá tempo dos bichinhos procriarem. Muito frequentado por jornalistas que trabalham na Folha (e cansam do Folhão) e vizinhos de Santa Cecília e adjacências.
No Rio, o boteco do coração é o Cardosão. Frequentado pelas famílias de Laranjeiras, tem um bolinho de bacalhau e uma empadinha impagáveis. Administrado pelos filhos da D. Celina, é uma espécie de armazém e mercadinho onde se encontra de produtos de limpeza a gêneros alimentícios não-perecíveis a remédios para dor de cabeça e outras mazelas auto-medicáveis. Coisa que em São Paulo não existe mais...

Vá lá:
- Armazém Cardosão: Rua Cardoso Junior, 312 - Laranjeiras - Rio de Janeiro / RJ
- Skinna Grill do Fuad: Rua Imaculada Conceição esquina com Rua Francisco Martim - Santa Cecília - São Paulo /SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário