quarta-feira, 17 de março de 2010

Seria o Dinheiro Deus ou o Deus Dinheiro?

A campanha da Fraternidade da Igreja Católica deste ano de 2010 fala sobre Deus e Dinheiro. Sobre como temos tratado estes temas: causa e consequência, consecutivos de um para outro ou consecutivos de outro para um? Ou apenas uma dádiva. O que você faz com seu dinheiro? E com seu Deus? Quem te rege? Deus? Dinheiro? N.d.a.?
Idependentemente da escolha ou herança religiosa pensar nos valores humanos está acima disso, pois, qualquer alternativa intercepta essa questão. Tudo passa pelos valores morais e éticos de cada um. E não é apenas em relação a determinadas religiões que pregam a entrega de seus bens, do seu suor e do seu esforço para o templo de devoção deixando pessoas endividadas no maior exemplo de má-fé.
O dito popular diz que judeus são 'mão-de-vaca', que sabem cuidar e ganhar muito bem o dinheiro, que o fazem render e se multiplicar. Ao mesmo tempo ostentam jóias e carros. Hoje principalmente no mundo capitalista, muitos jovens judeus chegam a ser arrogantes quanto a isso. Inclusive em sociedades e casamentos. Ainda hoje.
Não muito diferente da igreja católica que no princípio pobrezinha hoje se divide em riquíssimos e muito pobres, pois, a classe média virou evangélica. Então de ambos os extremos católicos se doa esmolas para a igreja. Para uns custa muito, para outros muito pouco. Teoricamente esse dinheiro é para obras de caridade e, muitas vezes o é realmente. O que para o rico é mais doído de doar, o pobre doa com gosto, abre mão de suas necessidades e desejos em prol do outro. O rico diz que reza, sai da missa escolhida a dedo pela ordem de menor duração e sai correndo antes mesmo do padre se retirar. Fica horas na fila do vallet esperando seu carrão. E não faz nada do que prometeu a Deus. Deve ter passado despercebido, pois ele foi apenas cumprir função.
Islâmicos também são vistos como bons negociadores e comerciantes. No entanto, hoje em dia, o medo de terrorismo é grande para com pessoas desta crença. Foi generalizado.
A verdade é que Deus é toda energia boa que faz os planetas dançarem, as marés se movimentarem, o vento soprar, o trovão estourar e todos os outros fenômenos da natureza. O homem está esquecendo que faz parte desse sistema, automatizando e mecanizando tudo. Perdendo seu contato com a natureza e assim, com Deus. Tudo é fugaz e efêmero. Tudo é supérfluo. Tudo é dinheiro.

Essa semana fiquei refletindo muito a respeito disso, depois que Eike Batista, o 8o. Homem mais rico do mundo e ex-marido da Luma de Oliveira, saiu na Forbes declarando sua fortuna e isso virou um escarcéu em cima dele. Foi até inventado uma calculadora chamada Eike Calculator (que era um site que já foi tirado do ar) onde você coloca seu mísero (perto dele tudo é mísero) salarinho e fica sabendo quando ficará rico como ele. Salvo seja o ex-deputado João Alves (vide video), conhece o Dia de São Nunca??



Para alguns Deus pode ser o Silvio Santos...



Para marofar:
- O grupo teatral Parlapatões, Patifes e Paspalhões tem uma peça de repertório chamada 'As Nuvens e/ou Um Deus Chamado Dinheiro' vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário