quarta-feira, 14 de abril de 2010

Amor, Festa e Devoção! E DEVOÇÃO!!!!

Quase uma entidade. Alguma coisa tem. Jesus Cristo tinha, Gandhi tinha, Osho tinha, aquela indiana dos abraços tem... Maria Bethânia e Roberto Carlos tem. Uma áura, quase uma religião! Sou seguidora de Maria Bethânia! Com amor, festa e... devoção!
Me arrepia. Sua voz me arrepia. Especialmente em shows e no CD 'As canções que você fez pra mim' onde ela só canta as músicas do Rei.
Pouca gente sabe, mas, foi ela quem primeiro trouxe Caetano Veloso para o Rio de Janeiro. Ele, por ter afinidade com a irmã caçula, foi o escalado pela família para vir acompanhá-la quando foi convidada a subistituir Nara Leão e Suzana de Moraes no espetáculo 'Opinião' com Zé Keti e Oduvaldo Viana Filho. Ali interpretou a famosa 'Carcará' (aquele que pega, mata e come) e deixou sua voz nacionalmente conhecida pelas várias gravações do espetáculo que foi censurado e proibido pela ditadura militar vigente na época (1968). Caetano era o irmão de Bethânia.
Um produtor que eu não lembro qual exatamente percebeu nele um cara cultíssimo e o convidou para participar em um quizz na televisão (acho que era o Flávio Cavalcanti). Dali teve oportunidade e visibilidade para inscrever suas músicas nos festivais de MPB da época até que estourou com 'Alegria, Alegria' (ou 'Caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento...').
Virou então Caetano Veloso. O resto, é história.
E Bethânia sempre foi d emenor alarde mas de igual ou maior importância. Como ela mesma disse 'se Deus me deu o dom de cantar, eu vou ecoar', logo depois de anunciar que cantaria 'Senhora' de autoria de Caetano.
Outra característica interessante de Bethânia é recriar interpretações para músicas populares. Sua versão de 'É o amor' de Zezé de Camargo já é um clássico que leva o público ao delírio principalmente pela humildade em cantar uma música de cunho sertanejo o que é tido pela 'inteligentsia' como um gênero menor. Desta vez ela mais que inovou, no meio desta, interpretou.... como só ela sabe fazer.... não vou falar! Assistam ao videozinho que vale a pena. Pela interpretação! E por ser Bethânia!

Só marofe!

2 comentários: