sábado, 29 de agosto de 2009

Bigodes em alta!


Tudo começou com a história do sumiço do Belchior. Fui apresentar o NOL na terça-feira e o Renato me contou da tal matéria do 'Fantástico'. Eu me recuso a assistir Fantástico porque tenho medo (acho que já expliquei isso aqui). Imediatamente perguntei: 'Mas como sumiu? Sumiu tipo sumiu?' e ele me respondeu: 'Sim, tipo sumiu, ninguém sabe do cara, nem família nem ninguém'.

Aí fiz umas contas. No festival de documentários 'É Tudo verdade' de 2008, que foi por volta de abril, eu estava numa sessão do Cinesesc com a Verô. Fui assistir à estréia do filme do 'Waldick Soriano' dirigido pela Patrícia Pillar. Ela ainda estava começando a ser Flora. A próxima sessão era o 'Ninguém sabe o duro que dei' sobre o Simonal dirigido pelo cara do Casseta e Planeta. Ambos sensacionais diga-se de passagem. Bom, no intervalo entre um e outro, eu sempre no bar do Cinesesc, olho para trás e vejo um casal. O sujeito com um enorme bigode e uma cara bem conhecida. Era o Belchior. Eu e a Verô ficamos na dúvida a princípio, mas, era ele mesmo. Então galera, em abril de 2008 o Belchior assistiu o filme da Patrícia Pillar sobre o Waldick Soriano, vestindo jaqueta de couro marrom e calça jeans. Reconhecível pelo seu bigode (que aliás, estão em voga, né seu Sarney?)

O maldito 'Fecho Éclair', 'Fecho eclér' ou 'Fechecler'?

Uma das músicas mais viscerais do Belchior com certeza é essa. Só hoje descobri que se chama 'Paixão'. Gente, tudo a ver! Sem ser de amor romântico, a 'doideira' que dá na gente quando 'bate paixão' acho que nunca foi tão bem descrita! (Uma 'licença poética' ao Rei).

O que mais me intriga nessa música é justamente 'ah! esse maldito fecho eclair'. Meninas e meninos de todas as idades: quem nunca pensou 'ah! esse maldito fecho eclair'? E quem como solução nunca 'derrepente rasgou a roupa'? Ou pelo menos teve vontade?

Pior de tudo é que o maldito fecho criado em 1800 e trá-lá-lá, foi feito para facilitar! Sim, antes dele, espartilhos eram amarrados numa tortura diária chinesa demoradíssima. Então, um marido muito atencioso chamado Whitcomb Hudson inventou este que viria a ser o tormento ou o grande 'salva-vidas' de muitos apressadinhos. (Também vamos combinar que muitas vezes agradecemos ao 'maldito fecho eclair' por não ter cedido... lógico que só pensamos isso na ressaca).

Então pensei: se o cara chamava Hudson, porque o fecho se chama fecho Éclair e não fecho Hudson? Eu que muito pouco sei de francês vim a descobrir que Éclair é de Flash. Flash de 'The Flash' que seria uma tradução melhor do que apenas 'ágil'. Ele seria 'rápido, ágil, esperto, fácil'. Lembrem-se que na década de 1910 quando esse fecho foi comprado em grande escala pela primeira vez, a grande influencia no Brasil era a Europa, particularmente a França.

É um daqueles casos em que se veio para atrapalhar o que não existia antes de sua chegada. Entenda como quiser...
Videozinho: Foi difícil achar um video mais ou menos 'ok' para essa música, mas, merece. Bom, nenhum com o Belchior, infelizmente, até porque, muita gente acha que os autores são os 'Deu pra ti' Kleiton & Kledir. Que também adoooro! Então, segue videozinho deles num show cantando versão acústica (me agradeçam vocês escaparam de um video sensacional de brega da Simone na década de 80 cantando isso deitada numa cama redonda cor de rosa!)


Nenhum comentário:

Postar um comentário