sábado, 22 de agosto de 2009

Para curtir um curta.

Cada vez mais descubro que a humanidade é idêntica. Todo mundo é igual! Parafraseando nem sei quem, 'tudo mudou menos o que ficou igual', ou 'ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais'. Todo mundo está cansado de saber que Glauber, Bressane, Sganzerla e toda aquela galera do cinema novo e cinema marginal na década de 60, 70 transformou o cinema pela necessidade mais do que pela idéia.
A questão é simples e já era naquela época: falta de grana! Por mais playboy que venhamos a ser, cinema é caro e, como já disse em outro post, cinema nacional rima com cheque especial. O que quero dizer é basicamente o seguinte: tem gente que quer muito mudar a cor do cabelo, mas, no momento não pode pagar um bom cabeleireiro que faça bem o serviço, então, sem paciência para juntar dinheiro, vai na farmácia com os 'merré' que tem no bolso e compra a primeira tintura que vê pela frente. Resultado: O cabelo muda de cor, foram tingidos ('Hei. hei, você lembra da minha voz? Mas os meus cabelos...') objetivo alcançado, mas... e a qualidade disto? Não seria melhor esperar e conseguir um modo de ir ao cabeleireiro?
É isso que ocorre muitas vezes. Isso é muito claro agora no festival de curtas. Idéias muito boas disperdiçadas por falta de uma boa produção. E uma boa produção no sentido amplo, desde bons atores, até bom material sensível (filmes e fitas virgens) e boa captação. Muitas vezes um som mal captado pode estragar um bom filme. Uma locução ou dublagem mal feitas então, nem me fale. Edição ruim, corta fora!
Algumas pessoas gostam do: 'tá ruim mas pelo menos ele fez'. Não concordo. No cinema, o importante não é competir. Alias, na arte em geral, a perfeição faz parte do resultado custe o que custar, seja tempo, bolso ou idéia.
A grande sacada é: se não tem grana não faça. Se tá sem grana e resolveu fazer seja realmente criativo, inteligente e visionário e transforme a arte como fizeram os das décadas passadas. Mas seja humilde. Se (o que é bem provavel) você tem noção que seu QI é um pouco que seja abaixo e mesmo assim você se acha um gênio, algo é certo: sem grana, você será um fiasco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário