terça-feira, 4 de agosto de 2009

Perdetempo...

Alguém já teve que ir ao Poupatempo tirar documentos? Pois eu sim. E pensei que já tivesse aprendido. Ano passado, depois de ter minha carteira de motorista e meu RG desaparecidos, fui com toda boa fé no Poupatempo da Sé (rimou!). Cheguei às 7h da manhã, parei em um estacionamento baratinho na frente, rapidamente paguei uma taxa (acho que R$ 12,00) em cada documento que chegou bonito na minha casa via sedex em poucos dias. Pouquíssima fila e rapidez.


Hoje tive o prazer de ter que frequentar o local novamente. Bem diferente do que da outra vez. Minha carteira de motorista venceu no último dia 21 e lá fui eu renovar. Não consegui ir de manhã, então, às 15h, me dirigi ao local. Estacionei em um local não tão perto mas muuuito mais barato. Bom, segue no frio, na subida. Chegando lá o de sempre: gente lerda! Cara, pelo amor de Deus! Vai andar devagar? Anda à direita que eu tô com pressa!


Pois bem, chega na tal Praça Azul, ninguém para dar informações (as mesmas que não constam no site e nem no telefone que nunca é atendido). Fui no balcão escrito 'Detran - Renovação CNH'. Cheguei lá e depois de uma filinha, a simpática que me atendeu com um lencinho do governo no pescoço, me informou que não podia fazer meu pedido por que os documentos precisavam estar xerocados. Ok. Onde é o xerox? Lá fora. Hunf!


Lá fui eu no frio para fora do prédio, tirei os xerox, paguei e voltei. A mesma fila novamente agora um pouco maior. Chego lá, entrego os documentos: - 'Mas o comprovante de endereço tem que ser frente e verso', diz a querida moça. RRRRRRR. Fica com o original, então! - 'Onde está sua foto 3x4?', pergunta. No ano passado a foto era tirada na hora ali mesmo.


Novamente para fora no frio, no mesmo lugar do xerox, tirei a foto. Tenho até pena do coitado que tirou. Não sei como ele não morreu de susto com o mau-humor estampado, o cabelo despenteado e as olheiras enooormes. Lá se foram mais R$ 10,00 somados aos R$ 1,20 anteriores do xerox.


Volta pra fila de sempre. Chego lá e a mesma amoreco diz: 'Você não fez cursinho de pronto-socorro no trânsito?'. Tento mentir dizendo que fiz quando tirei a carta ao que ela retruca: '- Mas como se em 1999 não existia?'. Ok! Me entreguei! Dou um sorrisinho amarelo e ela prossegue: - 'Você aguarda ali que vai chamar pela senha, mas hoje você só vai poder fazer o exame médico porque precisa do cursinho de pronto-socorro. Aí você entra numa auto-escola ou marca de graça no Detran'.


Putz grila! Bem pra mim cursinho de pronto socorro? Eu que se me perguntarem o que fazer se um fulano se atirar na frente do carro respondo 'passo em cima'?! Na boa né... (E passo mesmo, já salvei muito vagabundo quase perdendo minha vida). Uma hora e meia depois me chamam. Lá ou eu com a papelada toda denovo. Preenche e assina e coloca digital e... -'Agora você vai ali e pega o boleto pra pagar a taxa'. Ok, eu sabia que mais cedo ou mais tarde viria... mas... R$ 78,00!!!! Que absurdo!!!! Dos R$ 50,00 que eu tinha levado para não gastar já tinho ido embora metade!


Pior: não tem banco Real. Só 24 horas. Mas fora do ar! Os outros bancos interligados à rede estavam 'temporariamente fora de serviço!'.


Voltei à sala, informei o infortunio para a queridona lá e, fui informada de que tudo havia sido em vão. Que eu pegasse os meus documentos e voltasse amanhã. RRRRRRRRR. Quase peguei o lencinho e enforquei a infeliz! Mas, com toda minha respiração pilates, com muita calma e paciência, convenci-lhes que amanhã de manhã estarei lá. Se meus documentos não poderiam ficar para dar continuidade a partir do boleto.


Graças à minha lábia 'felomenal' consegui. Sai de lá de noite. Fui ao estacionamento: R$ 4,00. Pelo menos o trânsito da volta não estava tão ruim assim. Moral da história: estou alguns reais mais pobre, com a paciência um pouco mais esgotada e com minha revolta por desrespeito ao cidadão pelas tampas! Amanhã volto....

Se liga a foto assusta criancinha. Ou melhor, assusta qualquer um né... AAAAAAAAAAAH!

Bom, vai videozinho que na verdade eu queria era a segunda música que eles cantam, mas achei essa raridade com o Tom e o Vinícius abrindo e segue com Toquinho e Miúcha. Vale também para dar umas risadas com o italiano às vezes perfeito às vezes 'portuliano'. Assistam!




Nenhum comentário:

Postar um comentário